Método Oil Cleasing: Limpeza da pele com óleos vegetais.

Limpar o rosto com óleos pode parecer estranho à primeira vista, mas essa prática faz parte da tradicional rotina de cuidados com a pele dos povos orientais há mais de dois séculos. A utilização dessa técnica proporciona uma pele saudável e com aspecto aveludado, livre de inflamações.

Óleo de limpeza corporal

O nome desta técnica é oil cleansing (sem uma tradução exata para o português) e é indicada para a remoção de uma ampla faixa de sujidades, principalmente a poeira do ambiente que acaba por se misturar com o nosso suor e formar uma camada sobre a pele. Também é utilizada para a remoção de maquiagem, protetor solar e cosméticos mais pesados, com a vantagem de não alterar o pH natural da pele.

Todos os tipos de pele podem utilizar o oil cleansing e desfrutar dos seus benefícios, uma vez que os óleos adicionados se misturam com o óleo natural produzido pelas nossas glândulas sebáceas, promovendo uma higiene dos poros. Na prática, é como se a gordura boa da combinação dos óleos na região se ligasse a sujeira ruim, fazendo com que elas se dissolvam e sejam eliminadas, garantindo uma pele limpa, hidratada e nutrida.

O passo a passo é muito simples! Basta escolher um ou mais óleos vegetais (com baixa capacidade comedogênica) e aplicar na pele do rosto. Com o auxílio da ponta dos dedos ou pedra natural sem fissuras, fazer uma massagem com movimentos circulares por um período de aproximadamente 5 minutos. Depois é só molhar uma toalha limpa na água morna e, de forma delicada, remover o excesso de óleo do rosto.

Peles maduras, sensíveis e oleosas podem se jogar sem medo nessa técnica, pois como se trata de uma limpeza gentil, não causa irritações e não causam o temido efeito rebote. Importante ressaltar que o óleo ou a mistura deles devem ser 100% vegetais. O ideal é ir testando diferentes tipos de óleos vegetais e conhecer qual ou quais a sua pele mais se adapta. É indicado o uso do oil cleansing uma vez por semana, aproveitando esse momento para o autoconhecimento e autocuidado.

Voltar para o blog