A técnica do cabelo saudável: Umectação Capilar.
Se cabelos saudáveis e brilhosos é o seu objetivo, você deveria considerar em incluir a umectação no seu cronograma capilar. Independente do seu tipo de cabelo: lisas, onduladas, cacheadas, crespas ou cabelos de lua, a umectação é definitivamente a técnica para controlar cabelos opacos e pontas duplas.
A umectação capilar é a técnica que utiliza óleos vegetais, manteigas e nutrientes para nutrir os fios, ela serve como um complemento à oleosidade natural do cabelo que é produzida no couro cabeludo.
Uma técnica, múltiplos benefícios:
- Cabelos mais brilhantes;
- Diminuição do Frizz;
- Redução da porosidade dos fios e ressecamento;
- Reposição de nutrientes e fortalecimento da fibra capilar;
- Redução de pontas duplas.

Para realizar o tratamento com essa técnica basta aplicar o ativo escolhido, em geral óleo vegetal puro 100%, nos fios antes de lavar os cabelos. Importante enluvar mecha a mecha para garantir a nutrição de todos os fios e respeitar o tempo de pausa de 2 horas ou até mesmo uma noite antes de lavar, para que os ativos possam penetrar na fibra capilar, formando assim uma película sobre ela e protegendo os fios.
Durante o processo, uma massagem no couro cabeludo é super válida e ajuda a ativar a circulação, além de proporcionar um momento relaxante. Nesse ponto você deve estar se perguntando como vai remover o óleo dos fios sem deixar o cabelo escorrido. Calma, o passo a passo UCPE vai te ajudar a descomplicar a técnica.
U- Umectar (aplicação do óleo); C- Condicionar (na hora de lavar passar o condicionador para ajudar a retirar o excesso de óleo); P- Pausa (esperar uns minutos para o condicionador agir); E- Enxaguar (enxaguar o cabelo com bastante água e lavar normalmente).
Alguns óleos vegetais são os preferidos pelas apaixonadas por umectação:
- óleo de coco: o mais popular dos óleos capilares é rico em ácidos graxos de cadeia média que facilitam a penetração profunda na fibra capilar. Resultado são cabelos mais alinhados, brilhosos e hidratados.
- óleo de rícino: utilizado pelas propriedades de recuperação dos fios e diminuição da queda capilar, possui ômega 6, ômega 9 e vitamina E, que juntos tratam os cabelos quebradiços.
- óleo de oliva: bastante rico em antioxidantes que combatem o envelhecimento capilar e vitaminas que retém a umidade, deixam os fios mais hidratados e com toque sedoso.
O ideal é utilizar a cada 10 dias ou 2 vezes ao mês para garantir os fios saudáveis e nutridos.