Ah, o aroma da lavanda! Traz calma e tranquilidade, uma sensação de paz interior e que tudo está no seu devido lugar. Se você é um dos apaixonados por esse aroma saiba que este é um grande aliado da aromaterapia no tratamento da ansiedade e depressão. O óleo de lavanda é extraído da planta do gênero Lavandula nativa do sul da Europa que começa a florescer no início do verão e revela um exuberante campo lilás, atraindo milhares de turistas para a região de Provence, na França.
Várias atividades terapêuticas são associadas ao uso do óleo essencial de lavanda. Pode-se citar algumas como: analgésicas, anti-inflamatória, ansiolíticas, antidepressivas, além do efeito calmante que são atribuídas aos princípios ativos linalol e o acetato de linalila, presentes nesse poderoso óleo essencial.
Em um estudo no Reino Unido realizado no hospital de Surrey - Oakland, foram feitas massagens utilizando o óleo essencial de lavanda e um outro óleo vegetal por doze semanas em um grupo de pacientes diagnosticados com ansiedade e depressão. Ao final do estudo, os cientistas observaram que o grupo que recebeu a massagem com o óleo essencial de lavanda reduziu significativamente o nível de ansiedade e depressão comparado ao grupo que não utilizou esse óleo.
Principalmente utilizado na aromaterapia, por inalação e absorção cutânea, o óleo essencial de lavanda é integrado a terapias tradicionais e aplicado na cosmetologia devido ao seu relaxante aroma e propriedades terapêuticas.
--------------------------------------------------------------------------------------------------